sábado, 14 de maio de 2011

Marcha das Vagabundas (SlutWalk)

Dizer que os assédios sexuais e estupros acontecem devido à forma como uma mulher se veste - ou não se veste - é o mesmo que sugerir que uma pessoa é morta por um serial killer por andar sozinha, ou que uma mulher é espancada por ter casado com o homem que ama - ou amava.

De uma coisa, eu tenho certeza: As mulheres não escolhem ser estupradas, e é um problema social e não apenas delas que não possam usar seus shorts ou minisaias sem que um maníaco as ataque. 


Então, quando o policial Michael Sanguinetti, em um momento infeliz, resolveu sugerir que as universitárias de Toronto, no Canadá, usassem roupas mais "decentes" para ir às aulas a fim de que não fossem assediadas, nada mais justo de que um protesto estourasse: A Marcha das Vagabundas, ou SlutWalk. Ora... talvez ele só quisesse ajudar aquelas garotas, mas ajuda mais eficiente seria um incentivo maior na segurança pública para prender os pervertidos


SlutWalk em Toronto. Movimento aconteceu em 3 de abril.


SlutWalk em Boston - EUA. "É o meu corpo e eu faço dele o que eu quiser"


A questão é que a Marcha já obteve repercussão em vários países, tendo, inclusive, obtido uma "edição" em Boston, nos EUA. As convocações e manifestações se dão por meio das redes sociais e ao que parece as próximas Marchas já estão em processo de organização. As garotas saem às ruas, "mal" vestidas (ou não) e protestam com catarzes à sua liberdade de trajarem o que quiserem sem que seu corpo sofra as consequências. Adorei. Só digo que se a ideia chega ao Brasil, serei a primeira a apoiar. Talvez minha parcela de puritanismo não me permita trajar conjuntos reduzidos... mas quem precisar de ajuda para os cartazes e a voz, estamos aqui!


"Não nos digam como nos vestir. Digam aos homens para não nos estuprar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...