terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto de Extensão da UFRN recruta voluntários para apoio pedagógico a estudantes com deficiência visual

Colóquio da ECT

Tema: Projeto de Extensão “Apoio Pedagógico a Estudantes com Deficiência Visual” (APEDV)
Palestrante: Prof. Dr. Lauro Meller (ECT - CAENE - Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais)
Local: Anfiteatro 6, térreo, ECT-UFRN
Data e horário: 9 de novembro de 2011, 4ª feira, das 16:55 às 18:30

O colóquio a ser apresentado pretende chamar a atenção da comunidade da UFRN para a questão da inclusão do aluno deficiente visual em nossa Universidade. Hoje, infelizmente, temos menos de 20 alunos com algum tipo de deficiência visual (cegueira ou baixa visão) matriculados nos cursos de graduação da UFRN, num universo que compreende cerca de 30 mil alunos.

A enorme dificuldade encontrada pelo estudante com DV para ingressar no nível superior remonta à sua passagem pelo ensino fundamental e médio; afinal, sem material adaptado (em Braille ou em áudio) e sem ledores que possam lhes passar as informações contidas nos livros impressos, como podem esses estudantes acompanhar as aulas e revisar os conteúdos?

Este projeto tem a finalidade, portanto, de formar uma equipe de voluntários dentre os alunos da UFRN, que irão acompanhar alunos cegos ou com baixa visão. Cada tutor será responsável por um estudante com deficiência visual, e os encontros acontecerão, uma vez por semana, no IERC (Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, no bairro do Alecrim), na ADEVIRN (Associação dos Deficientes Visuais do RN, no bairro Dix-Sept Rosado), ou na BCZM (Biblioteca Central Zila Mamede, no campus da URFN), a depender da possibilidade de deslocamento dos envolvidos.

No colóquio, faremos a exposição de como o projeto surgiu, falaremos sobre as mudanças que foram implementadas e daremos todas as informações àqueles que queiram se engajar como voluntários, ministrando aulas para alunos com deficiência visual e/ou gravando textos em formato de áudio. Na ocasião, cadastraremos também os interessados em trabalhar como ledores no Vestibular, no final deste mês de novembro.

Esperamos, com essa ação, contribuir para a inclusão cultural e social do sujeito cego ou com baixa visão, ao mesmo tempo sinalizando para o nosso aluno que a educação não se faz apenas pelo conhecimento, mas também com práticas de cidadania.

Em tempo: a carga horária dedicada ao projeto será computada como “horas complementares” no histórico do aluno da UFRN.

SOBRE LEDORES PARA O VESTIBULAR:

Em tempo (somente para aqueles que são alunos da UFRN): estamos recrutando ledores para o Vestibular (27, 28, 29 nov - domingo, 2a, 3a). O trabalho é remunerado (em torno de R$ 300 pelos três dias, trabalhando das 7 às 13h, no CELME, um colégio localizado na Av. Maria Lacerda, em Nova Parnamirim). Daremos um breve treinamento sobre como se portar com a pessoa deficiente e como proceder à leitura. Os interessados devem enviar nome completo e matrícula para inclusao@reitoria.ufrn.br, com cópia para lauromeller@ymail.com

Um comentário:

  1. Tô sempre por aqui acompanhando suas notícias.... Vc vai para o FLIPIPA, Andressa?
    Beijos

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...