terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mostra "John Cassavetes" inicia-se hoje no TCP

Ontem mesmo, durante a aula de Comunicação e Artes Visuais, a professora pergunta: "Quando podemos assistir filmes de arte?" Alguém responde, indignada: "Em horários impróprios!". Não julgo a garota pela resposta e também é uma revolta minha o fato de as Sessões Cult dos principais cinemas de Natal, em sua maioria, serem sempre às 14h, quando nenhum ser atuante e colaborador para o desenvolvimento da sociedade está disponível.


Contudo, as nossas possibilidades não se limitam a Moviecom e Cinemark! A partir de hoje até o domingo (18), o Cineclube Natal nos trás uma seleção de bons filmes do cinema norte-americano, dirigidos pelo cineasta "John Cassavetes", conhecido com o "pai do cinema independente" dos Estados Unidos. A mostra acontecerá no Teatro de Cultura Popular (TCP), todos os dias, a partir das 18h30. A valor de entrada é apenas R$ 2,00, taxa de manutenção cobrada pelo Cineclube.

Além de diretor, Cassavetes também foi ator e roteirista, atuando em produções de renome, como "O Bebê de Rosemary", também já exibido pelo Cineclube Natal na última mostra "O Cabelo no Cinema".

John Cassavetes

Dentre os filmes de John Cassavetes a serem exibidos na mostra, estão os notáveis "Sombras" e "Uma Mulher Sob Influência". Confira a programação completa abaixo:


13.09 – Sombras 
(1959): Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Lelia está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede de amores, mentiras e preconceitos. Tudo ligado pelo jazz. O primeiro longa do diretor é considerado pela crítica um manifesto do novo cinema independente americano, utilizando técnicas do documentário, com atores e técnicos não-profissionais, e aplicando o cinema direto e a improvisação no domínio da ficção. Consegue capturar a essência da era beat e o início de uma grande mudança que se preparava para acontecer. O racismo deixava de ser tão evidente e tomava lentamente a forma de tabu.




14.09 - Faces (1968): O casamento de Richard e Maria está em crise. Numa noite, ele deixa a mulher para ir ao encontro da jovem Jeannie, que conhecera recentemente. Maria também sai com as amigas, à procura de diversão, e conhece Chet, um rapaz que não mede esforços em agradá-las. A noite é intensa, mas chega ao fim.


15.09 - Amantes (1984): Sarah Lawson está à beira do divórcio. Tem andado fora e dentro de instituições psiquiátricas e, subitamente, a sua filha Debbie decide ir viver com o pai, farta do seu obsessivo cerco maternal. Após uma viagem pela Europa, a fim de se recuperar das depressões, Sarah regressa na mesma e é rejeitada pela filha e pelo marido. Decide, então, ir viver com o seu irmão, Robert. Robert, um escritor divorciado, vive rodeado de belas mulheres, segundo ele, para recolher material para um livro sobre a vida noturna. Repentinamente, o seu filho Albie, de oito anos, é deixado aos seus cuidados pela ex-mulher e, do dia para a noite, Robert vê-se a braços com uma estranha e inesperada família em casa, que o obriga a mudar todos os seus hábitos, principalmente, em matéria de mulheres.

16.09 - A Morte De Um Bookmaker Chinês (1976): Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro para quitá-la. Em troca, a Máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida.



17.09 - Uma Mulher Sob Influência (1974): Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.

18.09 - Noite De Estréia (1977): Numa noite chuvosa, na saída dos bastidores, Myrtle (Rowlands), atriz e estrela do teatro, vê um retrato de quem ela foi numa jovem fã à procura de um autógrafo seu.Ela encara seu primeiro papel de mulher mais velha e a possibilidade de sucesso pode significar que Myrtle está envelhecendo, perdendo a beleza que sempre teve. Uma reflexão sobre o envelhecimento e sobre ser bela, Noite de Estréia também revela-se um filme fascinante sobre o palco e o teatro visto pelo cinema pessoal de Cassavetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...