domingo, 3 de abril de 2011

Sobre Henfil

Não vou dar uma de falsa amante da revolução e dizer que Henfil é o meu cartunista favorito. Não é. Na verdade, em matéria de talento gráfico, para mim, ele não é isso tudo. Mas o cara fez a diferença. Com  humor e talento incríveis, o jornalista, cartunista, quadrinista e escritor Henfil ajudou a contornar um dos piores períodos, se não o pior, de nossa história nacional.

 Graças a minha feliz e literária infância, eu não consigo não compará-lo com a dupla Fred e Jorge da série Harry Potter, que misturavam humor e indignação em seus protestos.

De toda forma, o meu objetivo desse post é mesmo apenas compartilhar esse quadrinho atemporal que achei de Henfil. Na verdade, o ano é 1980 e o espírito de liberdade urgia pelo Brasil a fora. Mas quem não deseja enxergar esperança todos os dias? Henfil foi tão feliz nesse quadrinho quanto em tantos outros de seus muitos rabiscos, misturando a coletividade de um país e a subjetividade de uma única pessoa. E é isso que não deixa que seu talento padeça, mesmo após 23 anos de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...