quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cineclube Natal e Assembleia Legislativa promovem cineclubismo para alunos da rede pública

Sessão do filme "Entre os muros da escola” no Cine Assembleia

Cinema, temas polêmicos e debate. Essa será a receita para os alunos da Escola Estadual Régulo Tinôco na noite da próxima quinta feira (28). O Cineclube Natal, em parceria com a Assembleia Legislativa, promove a segunda sessão do Cine Assembleia, ocasião em que os alunos de uma escola da rede pública são convidados a irem à Assembleia Legislativa para assistirem a um filme de conteúdo moral relacionado a escolas e, em seguida, fazem uma discussão a fim de trocarem impressões acerca da produção. A Assembleia encarrega-se do transporte dos alunos.



O projeto, que tem como objetivos o incentivo à cultura no meio escolar e a formação de público para gêneros de filmes diferenciados, não é exclusivo para os alunos das escolas convidadas. Toda a comunidade que tenha disponibil idade de comparecer à Assembleia Legislativa, às 18h, nas últimas quintas-feiras de cada mês pode assistir aos filmes e participar das discussões realizadas acerca das produções exibidas.

Para Nelson Marques, vice-presidente da instituição, a discussão é a essência do cineclubismo. “O que nós fazemos é formação de público, não é uma sessão de cinema pura e simples. É necessário aprender a como ver um filme”, explica.

A primeira sessão do Cine Assembleia voltada para o debate sobre temas escolares aconteceu na última quinta-feira de março (31), com a exibição do longa-metragem “Entre os muros da escola”, do diretor francês Laurent Cante. O próximo filme a ser discutido será o também francês “Os incompreendidos” (1959), do diretor François Truffaut, que narra o difícil e perigoso caminho percorrido pela personagem principal, Antoine Doinel, ao sair de casa, já que seus pais pareciam não se importar realmente com ele, e abandonar a escola, uma vez que aquele não era mesmo o seu ambiente preferido.

A entrada é franca, a pipoca é por conta da casa e o filme vale à pena ser assistido!


Trailer - Os Incompreendidos

Nota: Pede-se aos participantes que não trajem bermudas. Aconselha-se ainda que levem casacos devido à temperatura do local.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa. Me lembrou agora um filme canadense chamado A história de Ron Clark (2006), com o Matthew Perry, que vi no Futura um dia,sobre um professor numa escola pública tentando ajudar seus alunos. E tem tantos ainda: Notas sobre um escândalo, que é bem polêmico, aina que o foco do filme seja outro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...